Mobilidade Urbana é discutida pela Comissão do Meio Ambiente

Com a participação do secretário do Planejamento e outros representantes de organizações da sociedade civil, foram discutidas propostas e sugestões
Mobilidade Urbana é discutida pela Comissão do Meio Ambiente

Por: Silvia Morais - Fotos: Aline Pereira

O secretário do Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques, participou de reunião remota realizada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade na tarde desta terça-feira, 18 de agosto.

A reunião, que teve como objetivo discutir o Plano de Mobilidade Urbana, foi conduzida pelo presidente da comissão, e teve a participação de vereadores, representantes de segmentos da sociedade civil e profissionais ligados ao tema em discussão.

Foi comunicado que será discutido na sessão desta terça-feira, o projeto de resolução que cria a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana na Câmara Municipal. Segundo o vereador é necessário ter canais específicos para discutir o assunto.

O presidente da comissão ainda comentou que o Plano de Mobilidade Urbana que está sendo apresentado pela Prefeitura Municipal, é um avanço para a cidade, e poderá ser criado o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o que é fundamental em discussões que abordem aumento de tarifas, quantidade de ônibus, e outras questões.

Uma apresentação com as propostas de emendas foi exibida e explicada aos participantes. As sugestões estão dando base para a construção do Conselho de Mobilidade. Algumas emendas já foram protocoladas.

Com o exemplo de algumas cidades que já implantaram algumas medidas com sucesso, foi discutido arborização urbana, áreas verdes, bicicletários, circulação de pedestre, transporte público, ciclovias, obras públicas viárias, entre outros temas pertinentes.

O secretário, em sua fala, lembrou que Ribeirão tinha e ainda tem ausência de algumas legislações, mas que todas essas leis já concluíram a fase de audiências públicas e devem ser encaminhadas em breve para a Câmara. Também afirmou que a Lei do Mobiliário Público deverá até o final do ano ser executadas as audiências públicas. Também foi lembrado que o Plano de Mobilidade e a Política de Mobilidade encaminhado para a Câmara foi considerando o prazo de até abril de 2022, para que o município não sofresse restrições pela ausência da legislação.

Ortega se comprometeu a analisar as sugestões apresentadas e submeter ao prefeito, sugerindo ao Executivo a realização de uma reunião com os interessados em contribuir para que o mais breve possível Ribeirão esteja com o Plano de Mobilidade Urbana, assim como as outras peças em vigência.